segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Projeto Seja Saudável - 4ª Etapa: Colocando os novos hábitos em prática

Para começar, nada de pré conceitos. Nada de achar que alimento integral é ruim, que comida sem gordura não tem gosto, que caminhar é chato, que ir a pé para o trabalho é complicado...procure fazer das suas novas atitudes e hábitos um momento de novas descobertas, e de auto conhecimento, comprove o seu poder de mudar e se adaptar ao novo. Procure acordar já imaginando como será bom o seu dia, quantos benefícios virão a sua saúde e quantos bons resultados irá somar ao final do dia.
Vamos pensar em sua alimentação: para seguir a risca uma dieta estabelecida por um profissional nutricionista ou por exemplo, a troca de alimentos refinados por integrais, sal comum por sal com redução de sódio, restrição de açúcar e ingestão de novos alimentos funcionais, é preciso tê-los em casa, então, com certeza você terá que programar uma ida ao supermercado ou uma loja especializada em produtos saudáveis. Além disso, lembre-se que se fora de casa você não tem opções de refeições que o ajudarão a alcançar seu objetivo, você deverá começar a
Exercício físico: você não precisa necessariamente ir a uma academia para se exercitar ou tampouco gastar dinheiro para isso. Faça uma caminhada pelo bairro onde mora ou no parque mais próximo, substitua o elevador pelas escadas do prédio onde mora ou trabalha, se possível, vá trabalhar de bicicleta, brinque mais com seus filhos, entre para um grupo de corrida. Enfim, faça tudo que for possível para se mexer e lembre-se que é muito importante a avaliação de um profissional competente para a escolha do melhor exercício a ser realizado caso ele seja de alta intensidade.
Livrar-se de vícios: De fumar já está mais do que na hora de parar. Hoje, a medicina já tem meios eficazes para contribuir para o abandono do vício. Quanto a beber, se moderadamente, não faz mal a saúde porém, exagerar na dose além de fazer mal à vários órgãos do corpo ainda ajuda a contribuir com um aumento de ingestão calórica. Cada grama de álcool fornece 7 Kcal, perdendo apenas para a gordura que cada grama oferece 9 Kcal. Há também aqueles vícios que aparentemente não causam nenhum malefício à saúde mas na verdade, no final das contas, acabam ajudando a nos desviar da meta estabelecida, como por exemplo, o vício em refrigerante, chocolate, doces, etc. Uma alimentação saudável poderá ajudar, e muito, a cabar com aas frases “eu preciso de um chocolate”!
Humor: Bom dia? Bom dia sim, ótimo dia, lindo dia!!! Ter bom humor é fundamental para o sucesso de qualquer atitude nossa ou mudança a ser realizada pois, se já acordamos com atitudes e pensamentos negativos, a chance de nossos planos e objetivos do dia darem errado...são enormes. Encarar mudanças como um desafio a ser vencido e não um problema, já é um bom começo. Rir de si mesmo, de suas dificuldades e fazer piada de seus fracassos (porque eles vão existir e, é normal), faz com que coisas que seriam “fardos pesados” tornem-se mais leves e mais fáceis de lidar.
 Baixo Nível de estresse: De onde essa louca tirou que é possível não ser estressado??? Pois é, hoje em dia tudo, absolutamente tudo, vira motivo para as pessoas explodirem e “estressarem” umas com as outras ou com determinadas situações. Realmente algumas coisas que acontecem geram um reboliço interno que precisam ser colocados para fora...e aí mora o perigo. Aonde colocamos pra fora, com quem e porque? Podem reparar que num ambiente de trabalho, se está tudo calmo e de repente, um colega de trabalho se estressa, pronto, é uma reação em cadeia...o departamento inteiro está estressado em poucos minutos. Mudar os fatores causadores de estresse realmente é quase uma tarefa impossível mas, mudar sua atitude mediante momentos difíceis, isso sim é possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário