quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Projeto Seja Saudável: Grãos Andinos, como consumir

Considerados por Mais, Incas e Astecas a base de sua alimentação como fonte de energia e nutrientes para o aumento da força e virilidade a Chia, o Amaranto e a Quinoa, são cultivados desde a antiguidade e voltaram com toda a força para a alimentação atual, como alimentos funcionais, indispensáveis para uma boa saúde. Eles não contem glúten e podem ser empregados de diversas formas na alimentação humana.
Vamos conhecer um pouco mais de cada grão:
            Amaranto: estudo realizado pelo Laboratório de Bioquímica e Propriedades Funcionais dos Alimentos da Universidade de São Paulo (USP), que investiga os chamados alimentos funcionais mostrou que o amaranto é um excelente redutor dos níveis de colesterol plasmático através de sua fração protéica que, ao ser digerida, inibe a enzima responsável pelo acúmulo de colesterol no organismo. Naturalmente rico em proteínas de alto valor biológico, é fonte de fibras, vitaminas - A, B6, riboflavina (B2), folato (ácido fólico)
minerais - cálcio, ferro, magnesio, fósforo, potássio, zinco, cobre, e manganês.
Comercializado em flocos naturais – com forma e consistência similares às da aveia -, o amaranto pode ser consumido com frutas e iogurte no café da manhã, como ingrediente de pães, bolos e doces, além de ser incorporado em sopas, vitaminas, entre outras receitas de pratos doces e salgados.
            Quinoa: A OMS (organização Mundial de Sáude) a considera um alimento único, sua qualidade é comparada ao leite materno. Foi selecionada pela NASA para integrar a dieta dos astronautas em vôos espaciais de longa duração, devido ao seu extraordinário valor nutritivo. Possui 23% de proteínas, com 20 aminoácidos, sendo que 10 deles são essenciais: histidina, isoleucina, leucina, lisina, metionina, fenilalanina, treonina, triptofano, valina e arginina. Rica em vitaminas A, B6, B1. Rica em ômega 3 e 6. Em cada 100g, são 10,9mg de ferro , importante no combate da anemia e imunidade do corpo. A quinoa se apresenta em forma de grão e flocos. Seus grãos devem ser cozidos em água fervente por volta de 15 minutos, ao final, têm seu tamanho triplicado. Pode ser consumida em saladas, junto ou substituindo o arroz, em sobremesas, tortas, salgados, molhos, etc. Na forma de flocos, pode ser adicionado a sopas, vitaminas, saladas, farofas,  frutas, iogurtes, sorvetes, leite, granolas, etc.
            Chia: Chia é a palavra Maia para designar força. É considerada por muitos especialistas em nutrição um superalimento da natureza. É uma excelente fonte de fibras alimentares solúveis (80%) e insolúveis (20%), e a maior fonte natural de ômega 3. É fonte de proteína completa, fornecendo todos os aminoácidos essenciais ao organismo. Seus antioxidantes estão associados a diminuição da incidências de doenças crônicas não degenerativas como obesidade, diabetes, hipertensão, etc. Fonte de cálcio, fósforo, magnésio, manganês, cobre, ferro, molibdênio, niacina e zinco. Não precisa ser triturada para ter seus nutrientes liberados e pode ser misturada a água, sucos, leite, iogurte, granola, saladas, sopas, farofa, mingau ou adicionada a receitas de pães, bolos, doces, etc.
Trio Andino Grings: pronto para consumo, é a mistura dos três grãos, quinoa, amaranto e chia. Este produto pode ser diretamente adicionado a shakes, iogurte, granola, saladas, sopas, farofa, mingau, arroz ou adicionado a receitas de pães, bolos, biscoitos, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário