sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Projeto Seja Saudável: não deixe de se cuidar na hora da folia


O carnaval coincide com a época mais quente do ano, o verão, por isso para manter-se saudável e evitar desconfortos durante os desfiles e bailes de carnaval, os cuidados com a alimentação são fundamentais.

Para garantir disposição para pular e brincar todos os dias de carnaval, espantando a falta de pique e driblando o cansaço, é fundamental ter uma alimentação equilibrada, rica em alimentos que fornecem substâncias responsáveis por gerar energia para o funcionamento do organismo.

O que não pode faltar no cardápio do folião?

- Açaí: fonte de proteínas, lipídios, fibra, cálcio, ferro, fósforo e vitaminas B1, B2 e C. Exelente fonte de energia, pode ser consumido com granola e mel, para garantir o pique e a disposição. Mas cuidado, se estiver controlando o peso, não exagere no Açaí..ele é super calórico!

- Cereais integrais: ricos em carboidratos, principal nutriente responsável pelo fornecimento de energia ao nosso organismo, devem ser consumidos em todas as refeições. É fonte ainda de vitaminas do complexo B e cromo, nutrientes que ajudam a aumentar a disposição. No café da manhã e lanche da tarde opte por sanduíches preparados com pão integral ou torradas integrais com tahine ou geléia de frutas. Para a colação (pequeno lanche entre o café da manhã e o almoço), opte por iogurte natural desnatado ou frutas picadas com granola ou aveia em flocos. Para as principais refeições opções são: arroz integral, macarrão integral e quinua em grãos.

- Guaraná em pó: possui cafeína, um potente estimulante do sistema nervoso, que ajuda a aumentar a dispoisção. Pode ser adicionado em sucos e vitaminas.

- Levedo de cerveja: fonte de vitaminas do complexo B que participam de diversas reações no organismo, inclusive aquelas responsáveis pelo fornecimento de energia para o organismo. Pode ser adicionado em sucos, vitaminas, iogurtes ou saladas de frutas.

- Farinha de Maçã/Maçã desidratada: fonte de carboidratos, possui ainda o ácido málico que participa do processo de produção de energia. Pode ser adicionada em sucos, vitaminas, iogurtes e saladas de frutas.
- Lecitina de Soja: ajuda o fígado a metabolizar o excesso de álcool.

- Mel: fornece energia rápida para as células, já que é prontamente absorvido pela corrente sangüínea ao ser digerido. Mas, por ser calórico, deve ser consumido com moderação. Pode ser utilizado em frutas e iogutes ou para adoçar sucos.

- Sementes oleaginosas: ricas em gorduras insaturadas que fornecerem energia para o corpo. Prepare um mix de oleaginosas com: castanha de caju, castanha do Brasil, amêndoas, nozes e avelãs, para pequenos lanches.

Além de consumir estes alimentos, é de extrema importância realizar refeições a cada 03 horas para evitar a queda de glicose no sangue e conseqüentemente a falta de energia para o organismo. Vale lembrar que com as temperaturas elevadas dessa época do ano, o consumo adequado de líquidos sob a forma de água, sucos de frutas naturais e água de coco é fundamental para evitar a desidratação, situação que promove indisposição e letargia.

Fonte: baseado em reportagem do site www.mundoverde.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário