segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Projeto Seja Saudável: Soja e seus derivados, como preparar e consumir

É fato que muitas pessoas deixam de comer alimentos funcionais por não saberem como preparar ou como devem comê-los, para tirar essas dúvidas, nesta semana, vamos ter no Projeto Seja Saudável uma série de dicas de como preparar e consumir os alimentos funcionais.
Vamos começar pela Soja e seus derivados. O FDA (Food and Drug Administration) já oficializou o potencial terapêutico dos produtos à base de soja, na prevenção das doenças do coração.O consumo da soja aumentou consideravelmente por ter sido reconhecido como um alimento funcional.
Extrato de Soja Grings: é geralmente utilizado como substituto do leite de vaca para pessoas que necessitam diminuir o consumo de colesterol, gordura saturada, calorias e/ou são alérgicas a lactose (açúcar presente em leite e seus derivados) e proteínas do leite de vaca. O pó deve ser diluído em água, de acordo com a indicação do fabricante. Além de ser substituto do leite na xícara, pode ser utilizado em receitas de molhos, cremes, bolos, tortas, e etc, para substituir a função do leite nas receitas.
Farinha de Soja: obtida a partir da tostagem e moagem do grão, a farinha de soja, acompanhada de todos os benefícios do grão, é mais uma opção de alimento rico em diversos nutrientes importantes para a saúde humana e contribuí para a diversificação da alimentação diária com elevado teor de proteínas, isoflavonas, isenta de amido e glúten, cerca de 18% de fibras. Ainda possui  gorduras mono e poliinsaturadas, vitamina E e vitaminas do complexo B, cálcio, ferro e zinco. Indicações de uso: farofas, pães, bolos, massas em geral. Pode ser inserida em receitas junto a farinha branca e/ou integral.
Proteína de Soja: A Proteína de Soja é um alimento proveniente da soja, conhecida também como PVT (Proteína Vegetal Texturizada) ou PTS (Proteína Texturizada de Soja). Ela pode substituir qualquer preparação com carne. A Proteína de Soja Clara possui uma apresentação final semelhante a cor de carnes brancas e proteína de soja escura tem como resultado final semelhança a carne vermelha. Quando se fala de proteína vegetal, a soja possui excelentes números. Além de conter vitaminas (A, B, C, D e E), fibras e sais minerais, ela é uma rica fonte de Ferro, Cobre, Cálcio, Magnésio, Zinco, Manganês, Fósforo, Potássio, Enxofre + ácido fólico e ligeiros vestígios de carboidratos, tornando-a recomendável aos diabéticos. Seu preparo consiste em hidratar os “flocos” secos da proteína, escorrer bem a água e utilizá-los na receita conforme a necessidade. A proteína de soja mais granulada (pedaços menores) é mais indicada para preparos que iriem carne moída, recheios de tortas, farofas, etc. Já a proteína de soja grande (como iscas) é mais indicada para o preparo de pratos que utilizariam carne em pedaços.
Soja em Grãos: A Soja é uma leguminosa que contém quantidade significativa de proteínas vegetais, essenciais numa alimentação saudável e balanceada. Dicas de Preparo: Nunca coloque a Soja em Grãos para cozinhar direto em água fria, dessa forma seu sabor amargo é acentuado. Cozinhe-a em panela de pressão por aproximadamente 30 minutos. Ao final, experimente para verificar se está macia o suficiente. Caso deseje utilizá-la em saladas ou outras receitas, escorra toda a água ao final do cozimento. Veja em nosso site inúmeras receitas com soja.
Lecitina de Soja: substância gordurosa retirada do grão de soja, rica em W3, colina e fósforo. Apresenta-se em duas versões diferentes. Versão líquida: confere melhor mistura aos ingredientes (farinha de trigo, açúcar, gordura, levedura, etc.) garantindo uniformidade e elasticidade à massa, facilitando seu processamento: melhora o resultado final de suas receitas, aumenta a vida útil do produto. Cada colher de sopa da lecitina de soja emulsão substitui 1 ovo de sua receita ou, deve-se utilizar de 1 a 2% de lecitina sobre o peso da farinha utilizada na receita. Onde usar: pães, bolos, tortas, recheios, biscoitos, cookies, sorvetes, etc. Versão granulada: utilizada como um rico suplemento de w3, colina e fósforo. Indicações de uso: pode ser consumida na sua forma pura ou, adicionada a sucos de frutas, vitaminas, leite, iogurte, cereais matinais, arroz e feijão, etc.Para garantir seus benefícios, consuma de 3 a 4 colheres de chá por dia!
Não deixe de ver em nosso site todas as receitas deliciosas preparadas com soja e seus derivados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário