quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Projeto Seja Saudável: Trigo, aproveite tudo

O trigo é o cereal mais consumido pelo homem através de seus subprodutos como a farinha branca, por exemplo. Vamos ver tudo o que o trigo nos oferece e como podemos aproveitar todas as suas vantagens. 
Trigo em Grãos: os grãos apresentam uma estrutura complexa, contendo muitos componentes distintos, mas em função da composição e similaridade, eles podem ser divididos em endosperma, farelo e germe. Considerado um cereal integral, rico em fibras, auxilia no combate a obesidade, tratamento de diabetes e dislipidemias (colesterol e triglicérides alterados). Para ser consumido é necessário o cozimento e preparo (15 minutos em panela de pressão com água) na forma de saladas, sopas, acompanhamento de carnes ou legumes.
Farinha de Trigo Integral: é proveniente da moagem do grão inteiro do trigo, contendo assim além do amido, o germe (parte nobre do grão) e a fibra do trigo. Possui vantagens nutricionais em relação à farinha de trigo branca, pois conta com a presença de nutrientes essenciais como vitaminas do complexo B, vitamina E, ferro e fibras que são perdidos durante o processamento da farinha de trigo comum.
Além das receitas onde a farinha de trigo integral já é utilizada, ela pode ser inserida naquelas onde pedem apenas farinha de trigo branca. Por exemplo, se na receita vão 2 xícaras de farinha de trigo, coloque 1 xícara de farinha de trigo branca comum e 1 xícara de farinha de trigo integral, sempre nesta proporção de 1:1. A integral absorve mais água, portanto, quando substituir parte da branca por ela em receitas, junte 10% mais água que o indicado.Esta simples substituição tornará sua receita mais saudável e saborosa. Indicações de uso: preparo de pães, bolos, macarrão, bolinhos, tortas, suflês, biscoitos, etc.
Fibra de trigo: é a película externa da parte comestível do grão de trigo, que não é digerida pelo organismo humano. Nutricionalmente, o farelo contribui com cerca de 78% da fibra contida no grão e com 68% dos minerais. A grande maioria do tipo insolúvel de função muito importante: ela absorve água e forma o bolo alimentar, aumentando a ação muscular dos intestinos, tem-se mostrado eficiente no combate à constipação. Indicações de uso: preparo de pães, bolos, macarrão, bolinhos, tortas, suflês, biscoitos, etc.
Germe de Trigo: é a parte reprodutiva do grão de trigo e contem boa parte dos lipídeos e de micronutrientes essenciais.É a principal fonte natural conhecida de vitamina E. Rico em ferro e vitaminas do complexo B, que são indispensáveis para desintoxicação do organismo e disposição. Possui a maior concentração de proteínas do grão do trigo. Tem 26g de proteínas por cada 100g do germe. Lipídeos, açúcares, zinco, vitaminas do complexo B (principalmente a tiamina) e fósforo. BENEFÍCIOS:proteção antioxidante; rico em ácido fólico (ligado a produção de células do sangue e função cerebral); saúde e beleza da pele e cabelos. Sugestão de consumo: Meia xícara do alimento proporciona mais da metade das nossas necessidades diárias de magnésio e vitamina E, essenciais para o bom funcionamento do organismo e para garantir pique e disposição. Pode ser acrescentado ao leite integral ou desnatado, sucos, vitaminas, iogurtes, sobremesas, frutas e em receitas de biscoitos, bolos, pizzas, panquecas, pães integrais e granolas.
Não deixe de ver em nosso site deliciosas receitas com trigo e seus derivados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário