terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Projeto Seja Saudável: Linhaça, benefícios e consumo

A linhaça já é consagrada como alimento funcional e faz parte da mesa de muitos brasileiros, mas, para quem ainda não está convencido de que deve consumi-la, seguem algumas dicas:

Linhaça Marrom e Linhaça Dourada: A linhaça é reconhecidamente um alimento funcional, ou seja, além de conter nutrientes, também apresenta substâncias bioativas capazes de prevenir o surgimento de problemas de saúde e tratar desarmonias já instaladas. O consumo diário dessa pequena semente contribui para uma alimentação de elevado poder nutricional que, aliada a outros hábitos saudáveis, diminui o risco de inúmeras doenças. Trabalhos já reportaram vários benefícios associados ao consumo regular de linhaça, entre eles redução de colesterol, prevenção de câncer, ação antioxidante, redução de açúcar no sangue e inflamações, além de efeito laxativo. Esta sementinha não contém glúten e podem ser utilizados como complemento alimentar, adicionado em vitaminas, massas, pães, bolos, iogurtes, refogados, arroz, etc. Seu consumo ideal: 1 colher de sopa (12g) / dia.
Linhaça Moída: é obtida através da moagem dos grãos de linhaça até transformar-se em farinha. Possui as mesmas características nutricionais da semente com a vantagem da casca encontrar-se rompida, o que facilita a absorção de seus nutrientes no intestino. Está pronta para consumo e pode ser adicionada ao leite, sucos, vitaminas, iogurtes, bolos, pães, massas em geral, saladas e até no arroz e feijão. Ideal para adicionar à alimentação de crianças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário