sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Projeto Seja Saudável: por que mastigar bem os alimentos pode me ajudar a emagrecer?

O ato de mastigar bem os alimentos, além de gastar calorias ainda contribui para a perda de peso, vejamos por que:
Além do fato de nosso estômago não possuir dentes, a digestão do alimento se inicia na boca, onde as glândulas salivares produzem enzimas que são responsáveis por dar início ao processo digestivo, como a amilase que começa a digestão do amido e a lipase, que realiza uma pequena parte da digestão de gorduras. Nosso organismo produz cerca de 1,5L de saliva por dia. A mastigação não somente ativa a salivação, como também é responsável por triturar o alimento. Quanto menor os alimentos estiverem, melhor será a digestão e absorção de seus nutrientes pelo intestino. Uma mastigação apropriada fornece ao nosso organismo o tempo necessário para liberar hormônios e sinalizadores que promovem uma maior saciedade. Comendo menos (devido à maior saciedade) há menor tendência ao ganho de peso. Além de proporcionar uma digestão adequada e uma maior absorção de nutrientes.
Para que a mastigação ajude no emagrecimento, o ideal é que toda refeição tenha alimentos crus e integrais. Estes, por serem mais rígidos, exigem mais mastigação, o que contribui para a sensação de saciedade com a ingestão de quantidades menores e consequentemente, ajudam a diminuir a quantidade de calorias ingeridas.
A seguir algumas dicas para melhorar a sua mastigação:
 1)Sente-se confortavelmente na cadeira, ou seja, evite se alimentar em pé, andando ou enquanto realiza outras atividades.
 2)Relaxe e respire profundamente, algumas vezes, entre uma garfada e outra.
3) Aprecie o alimento que colocou no prato, perceba a quantidade, as cores, os formatos dos alimentos e procure saboreá-lo com calma, sentindo todos os sabores que compõe a sua refeição.
4) Faça uma fotografia mental do que será ingerido, assim estará mandando uma mensagem para o cérebro de que a sua refeição será iniciada.
 5)Leve uma pequena quantidade à boca e mastigue lentamente. Concentre-se na sua mastigação e nos sabores dos alimentos. Inicialmente, você pode fazer uma contagem mental da quantidade de mordidas.
6)Deguste o alimento, sinta a textura, o aroma e a temperatura.
7) Enquanto mastiga descanse os talheres no prato.
 8)No caso de biscoitos, bolos, doces, pães: coloque-os no prato em pequenas porções (ou pedaços) e a cada mordida, descanse os talheres no prato.
9) Evite assistir televisão, ler revistas, jornais ou falar ao telefone enquanto se alimenta.
10)Quando temos o péssimo hábito de mastigação, o dente não tritura bem o alimento e a saliva não age adequadamente, assim as enzimas existentes na saliva não vão realizar a pré-digestão do carboidrato.
 11)Se o alimento não é bem mastigado e triturado, pedaços grandes chegam até o estômago, que  por conta disso necessita de um maior trabalho para continuar com o processo digestivo, o que pode ocasionar pirose (azia), empachamento, dor e desconforto abdominal, fermentação, gases e até mesmo favorecer o aparecimento de gastrite.
12)Continuando o processo digestivo, partículas grandes de alimentos podem chegar até o intestino, onde causa um desequilíbrio na microbiota intestinal, que está relacionado ao aparecimento de algumas doenças.

Baseado em artigo publicado em: http://www.dicasdenutricao.com/2012/02/importancia-de-se-mastigar-bem-os.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário