sexta-feira, 2 de março de 2012

Projeto Seja Saudável: consumo de cereais integrais e a redução do risco de câncer

O estilo de vida tem sido apontado como responsável por 90 a 95% da maioria das doenças crônicas não transmissíveis. Dentre essas doenças, o câncer aparece como a segunda maior causa de morte. Em 2020, a população mundial esperada é de mais de 7 bilhões de pessoas e, por meio de projeção, pode-se sugerir que aproximadamente 15 milhões de novos casos de câncer devam ser diagnosticados.
Há vários fatores responsáveis pelo aparecimento de tumores. Destes fatores, alguns podemos interferir e até ajudar a preveni-lo, como por exemplo, nossa alimentação e estilo de vida. Acredita-se que a alimentação possa prevenir  de 3 a 4 milhões de novos casos de câncer por ano.
A partir da análise da literatura científica, foi possível que especialistas fizessem recomendações sobre alimentos, nutrição e atividade física que fossem voltadas para a redução do risco de câncer. Uma das recomendações deste relatório é: “Consuma cereais (grãos) pouco processados (integrais) e/ou leguminosas (feijões) em todas as refeições”.
Em 1999 a FDA (Food and Drug Administration), órgão de saúde dos EUA, aprovou a alegação científica que relaciona o consumo de cereais integrais com a redução do risco de certos tipos de câncer (pulmão, cólon, esôfago e estomago), além de uma dieta pobre em gordura total, saturada e colesterol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário